opinião

Tem coisa mal explicada nessa reviravolta para fechar a Rua Sete

Deni Zolin

Foto: Janio Seeger (Diário)

Ainda tem algo mal explicado nessa nova reviravolta sobre o fechamento da Rua Sete de Setembro. Na metade de 2018, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) garantiu que havia chegado a um acordo com o Dnit para evitar o fechamento da rua. Para isso, a prefeitura pagou R$ 638 mil de ressarcimento ao Dnit, que seriam equivalentes ao valor repassado de Brasília para construir o muro que acabou não saindo do papel - ou seja, a prefeitura devolveu todo o valor que não foi aplicado nas obras do túnel da gare, que incluíam o muro da Rua Sete. Na época, Pozzobom garantiu que, com esse pagamento, estava certo com o Dnit que a ação judicial cobrando a construção do muro seria encerrada.

VÍDEO: moradores da Rua Sete de Setembro organizam mobilização contra fechamento da via

Porém, agora, essa surpresa desagradável está tirando o sono de moradores e comerciantes da Rua Sete. A prefeitura não explicou ontem o que motivou essa reviravolta, com nova decisão para obrigar o fechamento da rua.

Quando a obra começou, ainda na gestão de Valdeci Oliveira (PT), a prefeitura assumiu o compromisso de fazer o viaduto da Gare e, em contrapartida, fechar a Rua Sete de Setembro, por questão de segurança. O primeiro erro ocorreu lá, quando, para fazer o viaduto, a prefeitura assumiu um compromisso que seria difícil de cumprir, já que o fechamento da rua provocaria impacto muito negativo para comerciantes e moradores da região.

RGE e RGE Sul anunciam fusão na distribuição de energia

Tecnicamente, a Justiça e o Dnit estão certos, pois a prefeitura havia prometido, lá no início, que a rua seria fechada se o viaduto fosse construído. Porém, como hoje passam só três trens por dia, faria bem mais sentido ter negociado a instalação de uma cancela eletrônica, que garantia a segurança durante a passagem das composições. Mas como o convênio prevê o fechamento da rua, no setor público não é tão simples voltar atrás, e o enrosco está criado novamente. O prefeito Jorge Pozzobom está em Brasília e tentará ainda reverter essa decisão junto ao Dnit. Não será fácil, mas tomara que consiga.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

AO VIVO: Prefeito explica como será o fechamento da Rua Sete em Santa Maria Anterior

AO VIVO: Prefeito explica como será o fechamento da Rua Sete em Santa Maria

VÍDEO: moradores da Rua Sete de Setembro organizam mobilização contra fechamento da via Próximo

VÍDEO: moradores da Rua Sete de Setembro organizam mobilização contra fechamento da via

Geral